1.1. A Olimpíada de Matemática do Distrito Federal (OMDF) é uma realização da Associação da Olimpíada de Matemática do Distrito Federal (AOMDF), instituição sem fins lucrativos.
1.2. A OMDF é uma competição dirigida aos alunos de escolas do Distrito Federal – da rede pública e privada (Programa Regular ou EJA) – que estejam cursando o 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental (Nível 1), 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental (Nível 2) e alunos matriculados em qualquer série do Ensino Médio ou que, tendo concluído o Ensino Médio há menos de um ano, não tenham ingressado em curso de nível superior até a data de realização da prova da OMDF (Nível 3).
Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem participar da OMDF na respectiva etapa de ensino: 5ª e 6ª etapas da EJA (Nível 1), 7ª e 8ª etapas da EJA (Nível 2) e em qualquer etapa do 3º segmento da EJA ou que tenham concluído o 3º segmento da EJA há menos de um ano e não tenham ingressado em curso de nível superior até a data de realização da prova da OMDF (Nível 3).1.3. As provas da OMDF para os níveis 1, 2 e 3 serão feitas em duas fases, de acordo com o calendário disponível no site da competição www.omdf.com.br.
2.1. A OMDF tem como objetivos principais:
a. Estimular e promover o estudo e ensino da Matemática entre alunos e professores das redes pública e privada do Distrito Federal.
b. Identificar novos talentos e estimulá-los a desenvolver seus estudos através de programas de incentivo como o POTI-DF, incentivando-os a ingressar nas áreas científicas e tecnológicas.
c. Selecionar alunos que participarão da terceira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
d. Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
e. Estreitar laços com universidades, institutos de pesquisa e sociedades científicas.
A OMDF realizar-se-á em 2 (duas) Fases:
Primeira Fase - Será realizada no dia 08 de junho de 2024 de forma online.
Segunda Fase - Será realizada no dia 03 de agosto de 2024 de forma online.
O calendário disponível no site da OMDF estabelecerá todas as datas e horários dos eventos relativos à Competição.
a. As escolas participantes devem divulgar a competição e incentivar a participação de seus alunos.
b. As inscrições dos alunos serão feitas pelas escolas na área restrita no site da OMDF.
c. As escolas deverão divulgar aos seus alunos participantes a modalidade da prova que será feita de forma online na área reservada do site da OMDF.
d. Para realizar as provas da OMDF na modalidade online, os alunos deverão ter uma conta de e-mail válida. Alunos com contas de e-mail's erradas ou inválidas poderão ser desclassificados a qualquer tempo da OMDF, deixando de concorrer a medalhas e premiações.
e. As escolas e professores representantes são os responsáveis pela veracidade das informações e pelo gerenciamento de seus alunos através da área reservada.
OBS.:Não será cobrada taxa de inscrição das escolas participantes ou de seus alunos.
A Coordenação Acadêmica da OMDF nomeará, para cada nível, uma banca especializada, que será responsável por:
1. elaborar os problemas e suas respectivas soluções.
2. elaborar os gabaritos e os critérios de correção para as provas dos níveis 1, 2 e 3.
3. corrigir as provas da Segunda Fase dos níveis 1, 2 e 3.
4. decidir juntamente com a Coordenação da OMDF, os critérios finais de premiação.
a. As provas da OMDF terão os seguintes formatos para os níveis 1, 2 e 3:
Primeira Fase - Prova única de múltipla escolha com 20 questões com 5 alternativas com duração de 2h30, realizada de forma online na área reservada do estudante de acordo como calendário da OMDF.
Segunda Fase – Uma prova discursiva com 4 questões com duração de 3 horas para todos os níveis que será realizada de forma online.
b. O conteúdo das provas da Primeira e Segunda Fases estará disponível na página da competição e versará sobre os 4 eixos temáticos tradicionais em competições nacionais e internacionais, quais sejam: Álgebra, Combinatória, Geometria e Teoria dos Números.
a. As provas serão aplicadas de forma online no site da OMDF, na área reservada de cada estudante, a correção será feita pelo sistema de forma automática.
b. As provas da Primeira Fase da OMDF serão aplicadas nos dias 08 de junho de 2024, sábado, de 14h às 22h.
c. É expressamente proibida a divulgação ou compartilhamento por parte das escolas participantes e de seus alunos das provas da OMDF (via internet, redes sociais ou outros meios). A violação dessa regra pode causar a eliminação da escola e a desclassificação de seus alunos.
d. Ao participar da OMDF, todos os alunos se comprometerão a não divulgar os enunciados pela internet, até que seja divulgado o gabarito oficial da Primeira Fase.
e. Os gabaritos serão divulgados no dia 11 de junho de 2024 no site da OMDF.
f. As provas da 1ª Fase terão duração de 2h30 ininterruptas e cada estudante terá direito a uma única tentativa.
g. Uma vez acessado o sistema de realização da prova será iniciada a contagem de tempo que não podera ser interrompida. Caso o estudante faça o logout de sua conta ou feche o navegador o sistema contabilizará a pontuação obtida até a ocorrência desses eventos.
h. A OMDF não se responsabiliza por problemas de acesso relacionados com dispostivos ou internet de usuários.
i. Não haverá segunda aplicação das provas da primeira fase por problemas que não sejam da alçada da OMDF.
a. Provas da Primeira Fase: Cada problema terá valor de 1 ponto totalizando 20 pontos;
b. Provas da Segunda Fase: Cada problema terá valor de 50 pontos, totalizando 200 pontos.
c. A pontuação máxima da competição será de 220 pontos.
d. A nota de corte para a segunda fase será definida pela Coordenação Acadêmica que a tornará pública no site da ODMF, após o preenchimento do relatório de notas, disponível na área reservada das escolas no site da OMDF, pelos professores responsáveis em cada escola pela correção das provas.
e. Os classificados serão divulgados na área restrita das escolas, que deverão comunicar aos alunos aprovados para a Segunda Fase os detalhes para a realização da mesma.
f. As escolas deverão divulgar aos alunos a nota de corte, bem como os classificados para a Segunda Fase.
g. Não serão aceitos recursos aos problemas da Primeira e Segunda Fase da OMDF e à correção da prova da Segunda Fase da OMDF.
h. Na modalidade online, não há necessidade de preenchimento do relatório de notas.
i. Na modalidade presencial, as escolas que não preencherem o relatório de notas no prazo previsto no calendário da OMDF serão desclassificadas da competição.
a. Divulgada a nota de corte, os professores responsáveis deverão informar aos alunos classificados de sua escola a data e hora das provas da Segunda-Fase.
b. As provas da Segunda Fase ocorrerão de forma online e todas as orientações estarão disponíveis na área reservada das escolas e dos alunos classificados para a Segunda Fase.
Para efeitos de premiação serão considerados dois grupos:
Grupo 1: Escolas Públicas do GDF, aquelas que compõem a rede pública de ensino do Distrito Federal, integrantes da estrutura da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEE/DF, unidade integrante do Governo do Distrito Federal, vinculadas pedagógica e administrativamente às respectivas Coordenações Regionais de Ensino, nos termos da legislação pertinente e dos dispositivos normativos do sistema de ensino.
Grupo 2: Escolas Privadas e Escolas Públicas que estão credenciadas para funcionarem no âmbito do Distrito Federal e não enquadradas no Grupo 1.
a. Serão oferecidas, em cada nível, 5 medalhas de ouro, 10 medalhas de prata e 15 medalhas de bronze.
b. Serão oferecidas Menções Honrosas a critério da banca.
c. Será oferecido em cada nível um prêmio especial para as melhores e mais criativas soluções apresentadas na Segunda Fase da competição pelos alunos participantes ou para os alunos que obtiverem o escore perfeito (200 pontos). Alunos que receberem nota 0 (zero) na prova da Segunda Fase não poderão receber qualquer tipo de premiação.
d. A premiação ocorrerá em local a ser definido pela Coordenação da OMDF ou nas próprias escolas
e. Serão oferecidos prêmios às escolas e professores com alunos premiados à critério da Coordençaõ da OMDF.
Quaisquer casos omissos neste regulamento serão analisados e decididos pela Coordenação da OMDF.